Quando for grande, não quero ser médico, engenheiro ou professor.
Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for.
Quero brincar de manhã à noite, seja no que for.
Quando for grande, quero ser um brincador. 

Ficam, portanto, a saber: não vou para a escola aprender a ser um médico, um engenheiro ou um professor.
Tenho mais em que pensar e muito mais que fazer.
Tenho tanto que brincar, como brinca um brincador, muito mais o que sonhar, como sonha um sonhador, e também que imaginar, como imagina um imaginador…

A mãe diz que não pode ser, que não é profissão de gente crescida. E depois acrescenta, a suspirar: “É assim a vida”. Custa tanto a acreditar. Pessoas que são capazes, que um dia também foram raparigas e rapazes, mas já não podem brincar.

A vida é assim? Não para mim. Quando for grande, quero ser brincador. Brincar e crescer, crescer e brincar, até a morte vir bater à minha porta. Depois também, sardanisca verde que continua a rabiar mesmo depois de morta. Na minha sepultura, vão escrever:

“Aqui jaz um brincador. Era um homem simples e dedicado, muito dado, que se levantava cedo todas as manhãs para ir brincar com as palavras.” 

O Brincador
Texto de Álvaro Magalhães

Para mim, este texto, representa na perfeição tudo aquilo que se vivencia nas aulas de Yoga para as crianças.

É também uma das melhores formas de explicar o Yoga aos pais que nunca praticaram. Porque, lá no fundo, todos nós Adultos, gostaríamos de ser um Brincador…

E então o que é o Yoga para crianças?

Podemos encontrar 1001 definições mas nunca nenhuma delas estará completa. No entanto, torna-se fácil elencar alguns dos seus benefícios, que as crianças percebem pouco tempo após o início da prática e transmitem aos adultos, de uma forma clara e simples, como só eles sabem.

E um dos principais benefícios é a capacidade de gerir as emoções — o que numa sociedade tão exigente como a de hoje em dia — é uma ferramenta fundamental para um crescimento saudável e feliz.

Praticamos as posturas de Yoga equiparando-as a animais, objectos, figuras animadas, dando especial atenção a uma respiração correcta.

As aulas começam e terminam sempre da mesma maneira pois as crianças necessitam de uma rotina. Desta forma, desenvolvem a sua capacidade de concentração e relaxamento.

As aulas são sempre preparadas pensando nas idades das crianças e nas suas necessidades.

yogakids

Usamos jogos, histórias, canções, desenhos, dança, movimento, música, procurando ensinar aos mais pequenos regras de como viver em sociedade, respeitar o outro, respeitarem-se a si próprios e respeitar e honrar a natureza e os animais. Trabalhamos diariamente a Partilha, a Empatia e a Cooperação.

Mas mais importante que tudo isto, é fazer sentir à criança que este é um momento só seu, onde se pode sentir tranquila, respeitada e ser assim, eternamente, um BRINCADOR.

É com muita alegria que recebemos as crianças nas nossas turmas Yoga Kids (dos 4 aos 9anos) & Yoga Teens (dos 10 aos 13anos). Veja os nossos horários.

Marque uma aula