O Yoga Pré-Natal trabalha o corpo de forma suave, com efeitos a nível físico, energético e emocional.

Como mulheres, temos uma natureza cíclica, facilmente compreensível e espelhada através dos nossos ciclos menstruais. E, por isso, existem inúmeras faces de nós: ondas de emoções e estados de alma, que expressam quem somos e que, tal como as águas do mar, podem ser energéticas, calmas, profundas…

Durante a nossa vida devemos reconhecer esta complexidade de nós e abraçar o nosso Ser por inteiro. E a gravidez é, por excelência, a fase da vida de uma mulher que envolve todo o seu vasto oceano interno e em que é desejável que todas as dimensões do seu Ser estejam em harmonia.
A gravidez é uma experiência que pode, e deve, ser saboreada e celebrada, como momento especial e único que é. Uma fase para a mulher se sintonizar com o seu corpo e com o seu bebé, num ambiente seguro e acolhedor.

Aulas de Yoga Pré-Natal

Podendo ser praticada por mulheres que nunca experimentaram yoga tal como por aquelas que já são praticantes regulares, as aulas de yoga pré-natal trabalham o corpo de forma suave, com efeitos a nível físico, energético e emocional. Quem nunca praticou e está em fase de gestação deve, indiscutivelmente, começar por este tipo de aulas de yoga; e quem já pratica, tendo essa opção, deverá frequentar estas aulas, que adaptam toda a prática à mulher grávida. As futuras mamãs são guiadas de forma a conectarem com todo o poder e sabedoria do seu corpo, ganhando e trabalhando a consciência de todos os seus recursos internos: abraçamos a experiência da gravidez e aprendemos que sustentamos dentro de nós o conhecimento para trazermos uma nova vida a este mundo.

As posturas executadas ajudam a aliviar os incómodos que podem surgir durante gravidez, e trabalham-se de diferentes formas os músculos que estão mais envolvidos nesta fase (soalho pélvico, períneo, abdominal…), fortalecendo ainda as articulações fundamentais para suportar as mudanças corporais e facilitar um parto mais suave e tranquilo.

A gravidez é uma viagem transformadora, na verdadeira acepção da palavra: no corpo da mulher grávida, tudo está em constante adaptação, desenvolvimento e evolução, parar gerar e receber uma nova vida. O yoga pré-natal explora todo este processo com carinho, promovendo uma atitude de aceitação e restabelecimento do equilíbrio interno face a todas as mudanças que ocorrem.

O Yoga Pré-Natal proporciona uma gravidez feliz, confiante e saudável, tanto para a mãe como para o bebé.

Benefícios do Yoga Pré-Natal

A prática de yoga pré-natal tem ainda como benefícios:

  • o aumento da flexibilidade e o fortalecimento e rejuvenescimento do corpo;
  • o favorecimento da circulação sanguínea e linfática, reduzindo o aparecimento de edemas, câimbras e dores comuns;
  • a preparação para um parto natural tranquilo;
  • exercícios de respiração que permitem nutrir e oxigenar melhor mãe e bebé;
  • promoção do relaxamento e sensação de bem-estar, redução de ansiedade;
  • técnicas de meditação que transmitem serenidade e aceitação;
  • a continuação desta prática, na fase pós-natal, permitirá uma mais rápida recuperação, restabelecendo o útero, abdominal e soalho pélvico, e aliviando a tensão lombar e desconforto mamário.

A conexão Mãe e bebé

Mãe e bebé são, durante o tempo de gestação, um só. Ligados e sintonizados, numa relação única: durante meses gera-se e desenvolve-se uma vida dentro do corpo materno e toda a experiência da mãe será também a experiência do seu bebé. Por isso, esta relação positiva e consciente pode ser trabalhada desde o início da gestação. As aulas de yoga pré-natal exploram essa conexão entre mãe e bebé, promovendo a comunicação entre os dois. E este trabalho traduz-se numa maior confiança e consciência, entre ambos, durante a gravidez e depois do parto.

Será ainda importante relembrar que esta viagem não termina com o facto de se dar à luz uma nova vida. Afinal, o yoga pré-natal prepara as futuras mamãs não só para o nascimento do bebé mas também para o nascimento de uma nova mulher: a Mãe.

INFO

As aulas de Yoga Pré-Natal, aqui no LOTUS, são conduzidas pela professora Bárbara Mendes, todas as quartas-feiras às 18h.

Entre em contacto connosco para agendar a sua aula.